Eu, tu e os Tipos de Comunicação

Não é um pássaro. Não é uma dupla dinâmica, não é um trio elétrico (eu sei... Essa foi péssima... ), não é um quarteto fantástico (eu sei também... Essa foi pior ainda...), eles são os POWER RANGERS! (Cinco, entendeu?... Entendeu?... Não?... É verdade... Sempre acabam entrando mais um ou dois no time, mesmo... Hum...)

Certo, agora, vamos falar sério, só entre nós: eu, tu e os Tipos de Comunicação! (Tá legal... Essa já foi, já foi... Eu desisto da carreira de humorista... Mas que eles são cinco, isso são!)

Os principais tipos de comunicação são divididos em cinco grupos.

1) Comunicação Institucional
É abrangente e constante. É praticada para difundir as práticas, políticas, filosofias, missão, valores e objetivos de uma empresa, tornando-a reconhecida e bem vista pelo público. Essas informações são de interesse dos consumidores e de seus possíveis consumidores. Eles devem conhecer a empresa, enquanto esta deve cumprir seu papel na sociedade, através da Responsabilidade social, filantropia etc. Influi diretamente nas vendas (comunicação mercadológica), pois, se bem trabalhada, transmite confiança ao consumidor, fidelizando-o.

2) Comunicação Mercadológica
É sazonal (com determinada duração) e pontual. Serve para divulgar os produtos e serviços oferecidos pela organização, tornando-os conhecidos e conquistando a preferência do público-alvo. É aí que entram os 4 Ps do Marketing. (Mas isso é assunto para o blog de Fundamentos de Administração e Marketing, que você pode conferir logo ali do ladinho! <--) Não podemos nos esquecer que este tipo de comunicação influi na imagem da empresa (comunicação institucional) porque pessoas com necessidades bem atendidas engrandecerão o nome da companhia ao comentar sobre ela.

3) Comunicação Interna
Através da participação de todos os níveis hierárquicos de uma empresa, do diálogo, da troca de informações, estimula uma compatibilização de interesses entre todos os integrantes da equipe. Mais uma vez, a comunicação institucional é beneficiada, além de a própria empresa, enquanto meio de produção. Funcionários felizes produzem mais e melhor, os produtos tendem a ser melhor aceitos, a empresa será bem vista.

4) Endomarketing
É o marketing voltado para os integrantes da organização. Através do endomarketing, são promovidos valores que tem como objetivo final servir o cliente externo. É importante lembrar que o funcionário é um cliente interno, além de um agente multiplicador de informação. Se as coisas vão bem ou mal dentro da empresa, com certeza ele vai comentar com alguém quando acabar o expediente. Sendo assim, é melhor que fale bem. Para isso, são destinados aos funcionários ações de marketing que os estimulem a "querer-bem" a companhia onde trabalham, como atividades esportivas ou benefícios para suas famílias.

5) Comunicação Administrativa
Não há muito o que dizer. É relacionada a qualquer assunto relacionado às funções administrativas. Tem a ver com requerimentos de materiais, documentos etc.

Power Rangers têm a forç... Ops! Quero dizer, os Tipos de Comunicação têm a força necessária para uma organização manter-se de portas abertas. Se eles são falhos, incompletos ou até inexistentes, provavelmente a empresa será sepultada pelas concorrentes conscientes de sua importância. Portanto, educandos, vamos tratar de prestar muita atenção a isso quando estivermos (ou vários que já estão) no mercado de trabalho. Podemos fazer a diferença em nossa empresa, ser a peça que faltava no seu quebra-cabeça, o molho do seu macarrão branco... (É... Eu disse que iria desistir do humor, mas sou brasileiro... Entende?)

Até a próxima! Ou melhor, as próximas! Vêm aí as Redes de Comunicação!

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