No começo de toda caminhada, temos que dar os primeiros passos. Na COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL não é diferente.
Você se lembra de qual foi a primeira matéria que aprendemos nuns remotos dias de agosto? Foram conceitos de Comunicação de Mercado e do próprio ato de comunicar. Não se lembra? Deixa eu refrescar tua memória:
Em primeiro lugar, é necessário saber que comunicar é um processo social e informar é um de seus processos. A comunicação pode ser interpessoal (acontece sempre da mesma forma, com emissor e receptor que se conhecem bem) ou pode ser de massa (impacta cada um de uma forma particular e o emissor não conhece exatamente quem está recebendo a mensagem).
O processo de Comunicação de Mercado pode ser divido em análise, publicidade e propaganda, promoção de vendas, merchandising, pós-venda. Ou seja, a comunicação, ao contrário do que alguns possam pensar, não acontece apenas na hora do anúncio, da venda, ela é praticada em muitos momentos, antes e depois de o consumidor decidir levar o produto.
E, imaginemos que uma empresa esteja emitindo uma mensagem, fazendo comunicação. Como isso acontece? Afinal, como ocorre a comunicação? Vejam só:
EMISSOR (EMPRESA) envia mensagem para RECEPTOR (CLIENTE/ FUNCIONÁRIO/ FORNECEDOR/ CREDOR/ ACIONISTA/ ASSOCIADO/ MÍDIA/ GOVERNO/ COMUNIDADE).
Esta mensagem é veiculada através de um CANAL.
Através deste canal, podem surgir RUÍDOS, que são interferências no caminho da mensagem, e que podem atrapalhar ou impedir que a mensagem seja assimilada corretamente.
Depois que a mensagem chega a seu destino, ela volta ao emissor através do FEEDBACK. É o retorno que o emissor tem do receptor quanto ao impacto que a mensagem produziu.
Lembrou-se? Nem foi difícil... No próximo post, nos veremos novamente. Eu, tu e eles, os Tipos de Comunicação. Até lá!
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Há 14 anos
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