Instrumentos de trabalho

Para trabalhar, precisamos de ferramentas, correto? Então, apresento-lhe os Instrumentos de Comunicação Organizacional!

Vamos começar pelo começo! Qual foi o primeiro Tipo de Comunicação que estudamos? Acertou quem disse institucional.

1) Comunicação Institucional
Assessoria de imprensa: Pode ser composta por jornalistas e relações públicas. Deve representar a empresa diante da imprensa e vice-versa. Trabalha com releases e mede os resultados através da clipagem, a coleta de material publicado na mídia a respeito da empresa. É através do trabalho do acessor de imprensa que o público formará uma opinião a respeito da organização.
Onbudsman: É um profissional cuja função é criticar uma empresa, após ouvir o que seu público tem a dizer sobre ela. É bom lembrar que CRÍTICA não significa FALAR MAL! Este profissional ajuda muito as empresas porque uma organização que aceita ser avaliada garante seus serviços e se preocupa com o público, logo é mais confiável.
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): Sob o ponto de vista institucional, é importante porque confere à companhia uma imagem de atenção ao consumidor, transmitindo confiança.

2) Comunicação Mercadológica
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor): Sob o ponto de vista mercadológico, é importante porque encoraja o consumidor a utilizar os produtos/serviços oferecidos ao dispor de suporte a possíveis imprevistos, tansmitindo confiabilidade.
Campanha Publicitária: Sem ela, não é possível uma organização ocupar espaço na cabeça do consumidor e, consequentemente, no mercado.

3) Comunicação Interna
House-Organ, Jornal Mural, Mural de Recados: Devem transmitir informações referentes ao ambiente interno da companhia, mantendo os funcionários bem informados e mostrando que a empresa preocupa-se com a comunicação.
Caixa de Sugestões: Prático instrumento de melhorias no ambiente de trabalho. Todos os funcionários podem ajudar a empresa a melhorar sem se identificarem. Usando a criatividade, problemas aparentemente difíceis podem tomar rumos muito fáceis até a resolução.
Boletim: Maneira de estimular os funcionários a atingirem metas e engrandecer sua auto-estima, uma coisa podendo ser consequência da outra.

4) Endomarketing
Dinâmicas, Curso de Capacitação, Premiação: Todas medidas de estimular os funcionários a produzirem mais e melhor, por estarem contentes com a organização para onde prestam serviços.

5) Comunicação Administrativa
Memorando, Circular, Requisição: Documentos referentes à rotina administrativa de uma instituição.

Com todos estes instrumentos, fica fácil, a menos que não se saiba utilizá-los. Por isso, estudamos!

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